Bom dia amigos, Como evitar essas mensagens de tabelas bloquedas por outro usuario no banco de dados Progress? Tenho programas desenvolvidos que sempre dão essa mensagem quando estou tentando alterar ou incluir registros na em uma determinada tabela. Como resolver isso no ? ou não tem jeito ? Obrigado a todos.
Uso do no-lock na aplicação utilizada por outro usuário. Mas ai depende da rotina que ele estiver utilizando. Para leitura, sempre utilize NO-LOCK. Para rotinas de update. No final da mesma, utilize find current <tabela> no-lock. E para sacramentar, release <tabela> .... heheh
a regra é simples... relatórios e consultas NO-LOCK SEMPRE... programas que criam, atualizam ou eliminam registros EXCLUSIVE-LOCK SEMPRE.... e se você quer manter o controle dos acontecimentos SHARED-LOCK NUNCA
e pode usar também a clausula no-wait e depois um if locked pra saber se está com registro em uso e mandar o usuario esperar ou vc deixar em loop até liberar.