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Corrigindo processos BPM com a Central de Diagnóstico

Discussão em 'Fluig' iniciado por fdantas, Junho 17, 2022.

  1. fdantas

    fdantas Administrator Moderador

    Bom dia pessoal,

    Acabamos de receber essas instruções de um visitante do Universo Totvs, Explicando como utilizar a Central de Diagnósticos que estará disponivel na versão 1.8 do Fluig.

    Introdução
    Iremos ensinar como acessar a Central de Diagnóstico, conferir os alertas dos processos, o
    log do servidor, os erros em solicitações e como corrigir tais erros.
    Conhecimento necessário
    Para essa sessão será necessário:
    ✔ Conhecimentos básicos em customizações em processos BPM
    ✔ Conhecimentos básicos em programação
    ✔ Usar um navegador em um desktop

    Etapas
    1. Acesse o ambiente:
    a. Usuário e senha: Acesse o qr-code disponibilizado e obtenha seus dados de
    acesso

    2. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos
    3. Utilize o filtro por data no topo da página para listar os dados dos últimos 7 dias
    4. Verifique os cards com as estatísticas
    a. Solicitações com erros: quantidade de solicitações que foram movimentadas
    no período selecionado e quantas destas apresentaram na última
    movimentação
    b. Processos com erros: quantidade de processos e versões de processos que
    foram movimentadas no período selecionado e quantas destas apresentaram
    na última movimentação
    c. Processos com alertas: quantidade de processos liberados ou em edição que
    contém algum alerta, independente do período selecionado.

    5. Acesse a aba de Processos
    6. Acesse o processo Exemplo de Alertas e visualize os exemplos de alerta de um
    processo

    7. Acesse a nossa documentação para conhecer mais sobre a central
    de diagnósticos e os alertas de processos:
    https://tdn.totvs.com/x/rO9iJg

    Correção de solicitações
    8. Opcional: Criando uma solicitação para analisar na central de diagnósticos
    a. No menu lateral, acesse Processos e depois Iniciar solicitações
    b. Selecione o processo Pedido de compra
    c. Não preencha nenhum campo e clique em enviar para iniciar a solicitação
    d. Clique na opção Acessar a solicitação para visualizar a solicitação
    e. Clique em movimentar
    f. Marque a opção do formulário “Necessária aprovação especial”
    g. Clique em enviar
    h. Visualize a mensagem de erro pedindo para preencher o campo Descrição da
    necessidade
    i. Feche a mensagem e a tela de enviar e preencha o campo solicitado.
    j. Envie novamente e a mesma mensagem será exibida, simulando um problema
    de codificação
    k. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos
    9. Acesse a aba de Solicitações
    10. Aba a solicitação do processo Pedido de compra, clique no ícone de visualização
    dos detalhes do erro na movimentação
    11. Clique na opção Ver detalhes e ações
    12. Visualize o log do erro na movimentação desta solicitação
    13. Clique em Ações e escolha a opção Reenviar solicitação para gerar novos logs
    14. Clique em Ações e escolha a opção Gerar log descritivo para gerar novos logs
    com o mapeamento linha a linha do que está sendo executado no script.
    15. Clique em Ações e escolha a opção Editar Scripts para gerar novos logs com o
    mapeamento linha a linha do que está sendo executado no script.
    16. Na lista de scripts, escolha o script beforeStateEntry
    17. Edite o script na linha 5, corrigindo o “erro de digitação” no nome do campo, de
    descricaoEspecila para descricaoEspecial2 para verificar o que acontece caso a
    correção não resolva o problema

    18. Clique em Reenviar solicitação e espere os logs serem atualizados novamente
    19. Edite novamente o script alterando no mesmo script de descricaoEspecial2 para
    descricaoEspecial e clique em Reenviar solicitação
    20. Agora, como a solicitação foi enviada com sucesso, você pode aplicar a alteração a
    todas as outras solicitações desta versão (caso haja) e as novas solicitações que
    sejam iniciadas.
    Download dos dados da solicitação
    21. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos
    22. Acesse a aba de Solicitações
    23. Aba a solicitação do processo Atendimento de chamados, clique no ícone de
    visualização dos detalhes do erro na movimentação
    24. Clique na opção Ver detalhes e ações
    25. Clique na opção Download da solicitação
    26. Selecione a opção de anonimizar os campos sensíveis do formulário e clique
    em Realizar Download
    Log do ambiente
    27. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos
    28. Clique no botão Visualizar log diário do ambiente
    29. Use os filtros, a busca e as opções configuráveis de modo noturno e quebra de
    linhas.

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