1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Razão Contábil x Diário Auxiliar do Estoque

Discussão em 'EMS , HCM e Totvs 11' iniciado por Sidnei Alves, Maio 11, 2022.

  1. Sidnei Alves

    Sidnei Alves Sem Pontuação

    Prezados,

    Quando olho para o Razão nas contas de estoque vejo a contabilização realizada em lote.
    Quando olho para o Diário Auxiliar vejo as movimentações detalhadas, mas não "batem" com o Razão.

    Por exemplo, no razão tenho uma linha na conta "1.1.2.13.195 - TRANSFER.PRODUTOS/MERCADORIAS" que diz: "Movto ref a controle de estoque Grupo: 40 Est: 11 Dia:05/04/2021".
    Quando vamos no diário auxiliar do estoque para essa conta, eu tenho duas espécies, "NFT" e "TRA", quando eu retiro a espécie "TRA" os valores batem.

    Como eu consigo definir quais são exatamente os lançamentos no diário auxiliar do estoque que correspondem exatamente aquela linha no razão?
  2. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    vc olhou o campo que diz que o movimento de estoque foi contabilizado ?
  3. Sidnei Alves

    Sidnei Alves Sem Pontuação

    Oi Colega, sim, movto-estoq.contabilizado = Yes.
  4. Sidnei Alves

    Sidnei Alves Sem Pontuação

    Richard,

    Existe algum segredinho por traz desse programas da Totvs que faz com que alguns movimentos não façam parte do Razão.
    Mas... o que? Conferi um registro do movto-estoq na espécie "NFT" que é contabilizada para essa conta modelo acima, e conferi também um registro que para essa conta não é contabilizado, verifiquei todos os campos e não vi nenhum registro que me aponte um motivo para não fazer parte da contabilização.

    Mas vou continuar minha pesquisa.. E se você ou alguém mais tiver uma luz.. eu agradecerei muito!!

    Abraços,
  5. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    Bem, eu tenho um programa de fechamento GERENCIAL, pra isso eu leio por conta contabil os movimentos da contabilidade e do estoque, quando eu leio os movimentos da contabilidade eu desprezo o modulo 'CEP' e dai eu vou pra movto-estoq ler os valores das contas, e sempre tá bantendo, eu sempre leio o campo movto-estoq.ct-codigo, tem as contas de faturamento também, mas elas só aparecem na movto-estoq depois que vc contabiliza, isso é uma diferença grande no razão de estoque, porque o programa vai no cadastro de contas de faturamento, conta-ft, e lá tem a conta contabil pra cada situação e dai ele pega os valores do movimento e atribui a conta, pode ser que ai é que está o seu problema.
    Por exemplo, a conta contabil pra ICMS, não tem isso na movto-estoq, vc pega o valor do icms e dai vai na conta-ft pro estabelecimento / item e outros filtros que essa tabela tem e dai vc descobre pra qual conta que ele vai ao contabilizar, essa tabela é daquelas que vc preencher um campo de filtro com estabelecimento por exemplo ou deixa * se for pra todos os estabelecimentos, um pouco chatinha de usar.
  6. rodolfo.rcs

    rodolfo.rcs Membro Participativo

    Teoricamente os movimentos de TRA se anulariam pelo valor fechado do período. Não deveria gerar diferença nas transações de operações TRA(transferência estoque). Talvez tenha que investigar essas transferências.
    No mesmo diário pode investigar as saídas e entradas dos movimentos TRA validando especificamente as contas.

Compartilhe esta Página