1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Duvida Dev. Progress Home Office ou Remoto. Porque não?

Discussão em 'Outros/Diversos' iniciado por TrombiniSP, Julho 22, 2020.

  1. TrombiniSP

    TrombiniSP Membro Participativo

    Olá a todos.

    Em tempos de pandemia ou mesmo sem a mesma eu sempre me pergunto do; porque os clientes querem os Devs In Company?

    Em 2014 só de estacionamento eu recebia 60,00 por dia. O salário mínimo na época nem chegava perto do que é hoje e eu trabalhava 20 dias por mês. Façam as contas.
    É só um exemplo.

    Alguns me relatam que estão trabalhando pelo TeamViewer ( que eu acho muito ruim)... Enfim.

    Muitas empresas hoje estão com Devs remotamente e querendo que tudo volte a ser como antes.

    Porque não manter o home office?

    Eu pensei em 3 coisas (e deve ter mais algumas) que "impedem" as empresas de entrar nessa.

    1 - Segurança para não se expor demais. E isso tem custo.
    2 - Custo de implementação de servidores e nova infra-estrutura e manutenção de uma rede mais complexa que demanda também mais RH na área. Tmb tem um custo nisso.
    3 - Quer ficar de olho nos Devs para eles não enrolarem. Isso é só besteira. Se o cara quiser enrolar, ele o fará de qualquer jeito, mesmo sentado ao lado do gestor. Minha opinião e conheço umas peças dessas.

    Me esqueci de algo?

    Quem aqui está em HO ou remoto?

    Tem dado certo? E, será que iremos adquirir essa cultura?

    O que vcs acham?

    Valeu! Até mais.
  2. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    Bem, eu era consultor da datasul/totvs curitiba, quando sai, pra trabalhar onde estou hoje, isso tá fazendo 11 anos, alguns clientes ainda me procuraram para alguns desenvolvimentos, logico que eu só podia fazer a coisa a noite, mas mesmo de dia, em relação ao desenvolvimento remoto, a logistica, do meu ponto de vista é complicada, pelo menos para a dinamica do meu desenvolvimento, eu adotei que em um desenvolvimento eu faço em ciclos, ou seja, eu não desenvolvo tudo e dai entrego para o cliente testar, validar e ver se era aquilo mesmo que ele queria, logico que existe um projeto com o que o cliente precisa, mas conforme vou criando telas, relatorios, já vou entregando e validando, se vc está remoto, complica pra vc achar o gerente do projeto pra tirar alguma duvida, dai ele te liga bem na hora que vc não pode atender e dai fica a coisa um pouco enrolada, então eu prefiro estar nas dependencias do cliente, assim vc tem facil acesso as pessoas chaves, tem uma resposta imediada e o projeto anda.
  3. TrombiniSP

    TrombiniSP Membro Participativo

    Sim. Do ponto de vista desta performance que se apoia na proximidade de cliente e dev. faz sentido.

    Essa questão do remoto depende também de uma cultura de adoções de metodologias de desenvolvimento. Eu sei que em muitos clientes nem mesmo versionamento existe e assim sendo trabalhar remotamente seria um desastre.

    Mas, em tempo de Covid e de uma mudança de paradigma de mercado na europa e EUA eu imagino que ao menos as multinacionais devem ou podem ser as primeiras a adotar o HO no país. Torço pra isso.

    No meu caso (que moro no interior) seria excelente mas, mesmo pra quem mora em SãoPaulo, por exemplo, tem uma questão de qualidade de vida. As capitais de todo o pais tem um sistema de transporte ruim e um transito infernal que interfere e piora muito a produtividade. Há casos onde o profissional nem tempo ou disposição pra se atualizar estudando. Infelizmente.

    Valeu pela resposta Bootstrap...

    Pessoal. Fiquem a vontade.

    Alias, daqui uns 20 dias tenho que decidir se vou pra SP ou não. Vai depender dessa questão do HO e tmb da Covid.

    []s

Compartilhe esta Página