Bom dia pessoal, Acabamos de receber essas instruções de um visitante do Universo Totvs, Explicando como utilizar a Central de Diagnósticos que estará disponivel na versão 1.8 do Fluig. Introdução Iremos ensinar como acessar a Central de Diagnóstico, conferir os alertas dos processos, o log do servidor, os erros em solicitações e como corrigir tais erros. Conhecimento necessário Para essa sessão será necessário: ✔ Conhecimentos básicos em customizações em processos BPM ✔ Conhecimentos básicos em programação ✔ Usar um navegador em um desktop Etapas 1. Acesse o ambiente: a. Usuário e senha: Acesse o qr-code disponibilizado e obtenha seus dados de acesso 2. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos 3. Utilize o filtro por data no topo da página para listar os dados dos últimos 7 dias 4. Verifique os cards com as estatísticas a. Solicitações com erros: quantidade de solicitações que foram movimentadas no período selecionado e quantas destas apresentaram na última movimentação b. Processos com erros: quantidade de processos e versões de processos que foram movimentadas no período selecionado e quantas destas apresentaram na última movimentação c. Processos com alertas: quantidade de processos liberados ou em edição que contém algum alerta, independente do período selecionado. 5. Acesse a aba de Processos 6. Acesse o processo Exemplo de Alertas e visualize os exemplos de alerta de um processo 7. Acesse a nossa documentação para conhecer mais sobre a central de diagnósticos e os alertas de processos: https://tdn.totvs.com/x/rO9iJg Correção de solicitações 8. Opcional: Criando uma solicitação para analisar na central de diagnósticos a. No menu lateral, acesse Processos e depois Iniciar solicitações b. Selecione o processo Pedido de compra c. Não preencha nenhum campo e clique em enviar para iniciar a solicitação d. Clique na opção Acessar a solicitação para visualizar a solicitação e. Clique em movimentar f. Marque a opção do formulário “Necessária aprovação especial” g. Clique em enviar h. Visualize a mensagem de erro pedindo para preencher o campo Descrição da necessidade i. Feche a mensagem e a tela de enviar e preencha o campo solicitado. j. Envie novamente e a mesma mensagem será exibida, simulando um problema de codificação k. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos 9. Acesse a aba de Solicitações 10. Aba a solicitação do processo Pedido de compra, clique no ícone de visualização dos detalhes do erro na movimentação 11. Clique na opção Ver detalhes e ações 12. Visualize o log do erro na movimentação desta solicitação 13. Clique em Ações e escolha a opção Reenviar solicitação para gerar novos logs 14. Clique em Ações e escolha a opção Gerar log descritivo para gerar novos logs com o mapeamento linha a linha do que está sendo executado no script. 15. Clique em Ações e escolha a opção Editar Scripts para gerar novos logs com o mapeamento linha a linha do que está sendo executado no script. 16. Na lista de scripts, escolha o script beforeStateEntry 17. Edite o script na linha 5, corrigindo o “erro de digitação” no nome do campo, de descricaoEspecila para descricaoEspecial2 para verificar o que acontece caso a correção não resolva o problema 18. Clique em Reenviar solicitação e espere os logs serem atualizados novamente 19. Edite novamente o script alterando no mesmo script de descricaoEspecial2 para descricaoEspecial e clique em Reenviar solicitação 20. Agora, como a solicitação foi enviada com sucesso, você pode aplicar a alteração a todas as outras solicitações desta versão (caso haja) e as novas solicitações que sejam iniciadas. Download dos dados da solicitação 21. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos 22. Acesse a aba de Solicitações 23. Aba a solicitação do processo Atendimento de chamados, clique no ícone de visualização dos detalhes do erro na movimentação 24. Clique na opção Ver detalhes e ações 25. Clique na opção Download da solicitação 26. Selecione a opção de anonimizar os campos sensíveis do formulário e clique em Realizar Download Log do ambiente 27. No menu lateral, acesse Processos e depois Central de diagnósticos 28. Clique no botão Visualizar log diário do ambiente 29. Use os filtros, a busca e as opções configuráveis de modo noturno e quebra de linhas.