1. This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

  2. Anuncie Aqui ! Entre em contato fdantas@4each.com.br

Arquitetura Progress x Software Força de Vendas

Discussão em 'Progress 4GL' iniciado por lucasiam, Maio 23, 2017.

  1. lucasiam

    lucasiam Membro Participativo

    Bom dia pessoal.
    Estamos analisando aqui na empresa a possibilidade de usar um software de força de vendas, no qual os representantes comerciais vão conseguir implantar pedidos no TOTVS Datasul através de um iPad/Tablet Android.

    Para o força de vendas “plugar” no ERP, apresentaram pra gente duas opções:
    Opção 1: É criado um banco de dados PostgreSQL no nosso ambiente com um dicionário de dados compatível com o Força de Vendas. Fica sob nossa responsabilidade popular essa base.
    Opção 2: O servidor da própria aplicação do Força de Vendas se conecta diretamente no nosso banco Progress via ODBC e extrai as informações.

    Alguém já vivenciou algo do tipo?
    Inicialmente, achamos a opção 1 mais segura. Porém, como faremos pra exportar os dados do Progress pro PostgreSQL? Pensamos em programas 4GL rodando de forma agendada em um RPW, se conectando e inserindo/atualizando as informações no PostgreSQL via ODBC. Mas isso parece muito trabalhoso.
  2. rafael.andrade

    rafael.andrade Membro Master Moderador Equipe de Suporte

    Onde trabalho desenvolvi uma solução quase identica, só que ao invés de PostgreSQL usamos o MySQL.

    A parte de comunicação do progress com o MySQL usamos um programa em dotNet para fazer a sincronização das informações: alterações nos pedidos, clientes, notas fiscais, títulos e tal.

    Dessa parte me arrependo profundamente pois a ODBC do progress é muito lenta e a linguagem SQL do progress que é a SQL92 é extremamente limitada.

    Na época não sabia que era possível fazer um programa em progress se comunicar com o MySQL, mas bem depois descobri que era possível fazer, inclusive postei na sessão de downloads aqui do site
    esse código e o conector MySQL para funcionar com progress.

    Se eu tivesse como mudar, eu teria mudado só essa parte da sincronização.
  3. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    e um appserver com webservices não seria melhor ? pergunta de leigo .....
  4. rafael.andrade

    rafael.andrade Membro Master Moderador Equipe de Suporte

    O grande problema é a ODBC do progress, que é um lixo.

    A não ser que você esteja falando um webservice no banco SQL e o progress comunicando dessa forma, seria isso??

    Se for isso, talvez seja vantajoso, mas não sei se seria mais ou igual ao progress consultando o MySQL diretamente via ODBC...só testando pra saber.
  5. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    não, to pensando em um client em HTML 5.0 ou PHP fazendo requisições em um webservices do appserver, e o lado server é 100% progress, não é pra isso que serve o appserver ? entregar serviços progress em uma porta do servidor para outras linguagens acessar ? dai não é comando SQL mas sim passando parametros na porta e recebendo uma resposta.
  6. bootstrapmaster

    bootstrapmaster Moderator Moderador Equipe de Suporte

    como eu disse, sou leigo nessa parte, estou falando o que eu imagino que deveria ser.

Compartilhe esta Página